6 de outubro de 2017

Oficinas: "Jogos Teatrais - Histórias em Jogo" e " Teatro e Literatura"



De 03/10 a 12/12/2017 -  sempre às terças-feiras, às 14h
Por Daniela Schitini- atriz e dramaturga e artista orientadora

         Oficina: Jogos Teatrais-  Histórias em jogo
  
Descrição: Trabalhar com a linguagem teatral a partir de jogos teatrais diversos tendo sempre como inspiração, a cada encontro, uma história. No início do encontro lemos uma história curta e a partir dela são propostos diversos jogos teatrais que se relacionem com aspectos da história: com os personagens, objetos ou alguma situação da história. A história é recriada pelo grupo que pode realizar modificações e interferências.
 O objetivo é ampliar a capacidade de atenção, de reflexão e interpretação sobre as histórias propostas, ampliar a relação entre os diversos elementos, entre jogo e história e proporcionar um espaço de criação de cenas onde os participantes possam ser também autores e transformadores das histórias. Também é um objetivo importante ampliar as referências e repertório e estimular a criatividade e o trabalho artístico no coletivo e exercitar o contar histórias.
Público: Essa oficina pode ser dada para grupos de crianças, de adolescentes e de jovens e adultos e terceira idade. Também pode ser oferecida para grupos de professores que queiram conhecer jogos teatrais e ter contato com procedimentos para contar histórias.
Obs: Serão utilizadas histórias e jogos que sejam adequados a faixa etária proposta
Atividades:
-Jogos teatrais e de Integração ( incluindo jogos propostos por Viola Spolin)
- Leitura e interpretação das histórias
- Jogos de improvisação,
-Exercícios de criação de cenas
-Exercícios de narrativas e de contação de história e de construção de imagens.


Oficina: Teatro e Literatura

Descrição: A oficina propõe trabalhar com a linguagem teatral a partir de textos literários diversos, como contos, poesias, crônicas, trechos de romances, histórias, de modo que os participantes criem a partir de cada texto escolhido uma cena teatral, construindo uma personagem e uma situação inspiradas nas palavras do autor. Dessa forma cada participante também se torna co- autor, pois a adaptação desse texto para a linguagem teatral exige uma autoria, exige escolhas artísticas dos participantes.
 O principal objetivo é a investigação da junção da linguagem teatral com a literatura. É a transformação da literatura em cena teatral, é a criação teatral a partir de textos não teatrais. É desenvolver com os participantes modos de criação a partir de materiais diversos e desenvolver a capacidade de escolha e de transformação de um material. Desenvolver o ator-autor que cada um pode ser. O grupo As Graças, do qual fiz parte por vinte anos, trabalhou desde o seu início em 1995 com espetáculos inspirados em textos de grandes autores da nossa literatura e tem como um dos focos do seu trabalho o ator e a sua relação com a palavra, já tendo realizado algumas oficinas com esse tema. Através dessa oficina é possível também investigar a força da palavra em cena e utilizar o repertório de cada participante como inspiração para a criação teatral.
Público a que se destina: Adolescentes e adultos a partir de 15 anos, que tenham interesse em teatro e literatura, grupos de terceira idade e de professores, estudantes, atores amadores e profissionais

BIBLIOTECA BELMONTE 
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - Fone 5687-0408
de 03/10 à 12/12 - todas as terças feiras - 14h

AGENDAMENTO: - Pelo telefone 5687-0408, com Dorinha ou Jomar e por email: bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br.
Atividade Gratuita - Vagas limitadas







Nenhum comentário:

Postar um comentário