25 de abril de 2013

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA BELMONTE - MAIO - 2013




TEATRO - INFANTIL




UM DIA COM A FAMÍLIA BURG – FAMÍLIA BURG

O espetáculo traz uma leitura do universo circense através de três palhaços: Gonçalves, Sepúlveda e Sobolha. De diversas formas o trio atrai a atenção do público com números clássicos e números da modalidade cômico-acrobática conhecida como “Dandis” – rara no circo nos dias atuais. 50 minutos. Livre. Dia 04/05, sábado,  11h.




AS AVENTURAS DE BAMBOLINA – PIA FRAUS

A peça conta a história e as trapalhadas e emoções (sim, por que não?) vividas por uma boneca de pano muito simpática, que passa por apuros desde quando é jogada fora por sua dona. Mas o espetáculo dá uma reviravolta na história e Bambolina passa a viver outros personagens, só de brincadeira - de cavaleiros a Branca de Neve! - com conteúdo poético e divertido. E é isso que pega a atenção, claro, além de uma particularidade do Pia Fraus: a manipulação de bonecos e cenários pelos atores vem acompanhada de pouquíssimas palavras. 50 minutos. Livre. Dia 18/05, sábado, 11h.
                                                                           TEATRO

   
HISTORIAS DE OUVIR CONTAR. Em Historias de Ouvir Contar, o Prof. Robson Santos convida os espectadores a participarem de uma viagem pelo mundo dos contos de encantamento, fábulas e demais fantasias coletadas em pesquisas bibliográficas e de campo com contadores de historias tradicionais. Durante o espetáculo o boneco Bastião faz suas trapalhadas colocando pitadas de humor em conjunto com trava-linguas, parlendas, advinhas e cantigas de nosso folclore. Dia 16/05, quinta-feira, às 19h30.


SHOW




SARAU SERTANEJO Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee.  Apresentação: Guarani. Dia 25/05, sábado, às 15h.




LITERATURA



ESPAÇO GOURMET DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL - O concorrido encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares. Com Antonia Andrea de Sousa.Dia 24/05, sexta-feira, às 14h30


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 NO COLO DO LIVRO, COM LIVROS AO COLO. Mediação de leitura, histórias de meiguice, parlendas de brincar e cantigas de ninar para bebês de 0 a 2 anos. A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - bebês e mamães interagem com os contadores. Com Antonia Andréa de Sousa e Maria Luiza Rocha.  Dia 08/05, quarta-feira, às 14h30.



CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL - Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura.  Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Participação de integrantes do Projeto Conta Comigo - UNIItalo.   Dias 15/05, quarta-feira, às 10h30 e 14h30.





PALESTRAS
A HORA E A VEZ DO VESTIBULAR -  Em seu 7º ano, o projeto “A Hora e a Vez do Vestibular” abre as portas das Bibliotecas Públicas e do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso para os interessados em analisar e discutir, junto a professores de literatura, as nove obras que são exigidas nos principais vestibulares de São Paulo.   Sextas-feiras, às 14h. Com o Prof. Fernando Martins Lara.

                                              03/05, 14h Memórias Póstumas de Brás Cubas

                                             10/05, 14hO Cortiço

                                             17/05, 14hA Cidade e as Serras

                                             24/05, 14hVidas Secas


ENCONTROS COM OS RESISTENTES - Encontro conduzido, dentro da programação A Luta é Contínua, por  Maurice Politi ,  Administrador de empresas, diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política e do Fórum de ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo. Trabalhou por dois anos (2010/2011) na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da Republica, coordenando o projeto "Direito à Memória e à Verdade".  Foi militante da organização ALN (Ação Libertadora Nacional) e nesta condição foi preso político entre os anos de 1970 e 1974.  Serão apresentadas narrativas de memórias individuais dentro do contexto político do período, e discutido o que esses fatos têm a ver com o Brasil em que vivemos hoje. Dia 21/05, terça-feira, às 19h



OFICINAS E CURSOS


SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS - Reflexões, dinâmicas e vivências sobre a arte de ler e contar histórias. Nesta edição: Histórias em versos. Com Andréa de Sousa, Comunicóloga e Contadora de Historias. Público alvo: Contadores de Historias, Professores, Palestrantes e os que militam na área de comunicação. Inscrições pelo telefone 5687-0408. Dia 11/05, sábado, das 11h às 13h. 


MÚSICA VOCACIONAL – Iniciação musical e instrumental. Para o público acima de 14 anos, com a Artista Orientador Rodolfo Valente. Todas as quintas-feiras das 10h às 13h e das 13h30 às 16h30 –. Inscrições na Biblioteca.


TEATRO VOCACIONAL – Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos. Segundas-feiras, das 14h30 às 17h30 e sábados, das 13h às 16h – Inscrições na Biblioteca.



OFICINA DE XILOGRAVURA - Oficina voltada para todos os interessados em xilogravura, manifestação artística comum no Nordeste e estreitamente ligada à literatura de cordel. Ministrada pelo artista Valter Eduardo,autor de diversos folhetos e capas de livros e também expositor. A oficina terá aulas teóricas e práticas. Para maiores de 14 anos. às quartas-feiras das 14 às 17h. Inscrições na Bilblioteca.

  

EXPOSIÇÕES PERMANENTES


de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h.


VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.


DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artistas Valter Eduardo e Ezequiel. Sala de Oficinas.



VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.  


Rua Paulo Eiró, 545 - junto à Pça Floriano Peixoto
Santo Amaro - SP - SP - F. 5687-0408 
email: bmbelmonte@yahoo.com.br, bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário